domingo, 22 de abril de 2007

A partida de Xadrez


A partida de Xadrez
"Um inglês e uma mulher da Rússia conheceram-se em Capri e viveram um breve e pungente encontro de amor. Depois o Inglês regressou a Londres e a mulher à grande planície. Decidiram continuar o seu amor jogando uma longa partida de xadrez à distância. De tempos a tempos, chegava da Rússia uma carta com uma jogada a fazer e, logo depois, chegava à Rússia uma carta com os números de Londres. Entretanto o inglês casou e teve três filhos. A amante viveu também um matrimónio feliz. A partida de xadrez prolongou-se ainda por vinte anos, com uma carta de cinco em seis meses. Um dia chegou ao inglês uma jogada de cavalo tão astuta que lhe ganhou a rainha. E ele percebeu que a jogada fora realizada por outra pessoa para lhe indicar que a mulher falecera."
in, Histórias Para Uma Noite de Calmaria, Tonino Guerra - Assírio & Alvim

Dedico-te esta história de distâncias e fico à espera da tua jogada...

3 comentários:

Custódia C. disse...

E não será a nossa vida muitas vezes, um jogo de xadrez? E nós, as peças, que tentam chegar à melhor casa. Umas vezes conseguimos, outras nem por isso :)

Z disse...

As vezes o silencio e uma estranha forma de revelar sentimentos e emocoes. Especialmente quando se quer responder a tais historias de distancias mas...

h disse...

ja viste Inklimler (Climas)? uma história de amores desfasados...afinal o que são muitas vezes as relações humanas para além de desfasamentos?

penso que ainda está em exibição, pelo menos no monumental...qto ao silêncio...quem me dera saber interpretá-lo...ou melhor, descamufla-lo das intenções que lhe ponho em cima...quem me dera que quisesse dizer uma coisa boa